Tecnologia

Robô Curiosity pousa em Marte

A principal missão é descobrir vestígios de vida no planeta Marte, o Curiosity (na tradução do inglês, Curiosidade), um jipe-robô de quase uma tonelada pousou na superfície marciana por volta das 2h33 (horário de Brasília) desta segunda-feira 06-08.

Equipado com uma câmera que consegue identificar composições de rochas e geradores de plutônio que fornecerão energia ao veículo, ele deve explorar a superfície marciana por pelo menos dez anos.

O Curiosity é o primeiro laboratório completo sobre rodas a ser enviado para outro planeta. Ele passará dois anos (cerca de 1 ano marciano) explorando a Cratera Gale e uma montanha vizinha de 5 mil metros de altura, que parece ser formada por sedimentos provenientes da cratera, gerada por sua vez pelo impacto de um grande corpo celeste.

Marte é o planeta mais parecido com a Terra, e os cientistas querem descobrir se ele teve no passado condições para abrigar vida microbiana. A missão, que custou mais de R$ 5 bilhões, marca o primeiro esforço de astrobiologia da Nasa desde as sondas Viking, na década de 1970.

 robo-curiosity

Fonte G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *