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SEO barateia o PPC

4 de fevereiro de 2012  |  PPC, SEM, SEO

Uma das grandes vantagens do SEO (Otimização do Site para Buscadores), e que muitos clientes desconhecem, é que um website bem otimizado no on-page e no off-page, e bem trabalhado para os principais termos de busca do negócio, deixam o CPC (Custo Por Clique) mais barato no PPC (Pay Per Click ou os conhecidos Links Patrocinados).

Para deixar mais claro, imagine uma empresa chamada “Entulhos A”. O website da “Entulhos A” não está otimizado e seus conteúdos não estão estrategicamente organizados, pensando nas técnicas de SEO on-page e off-page. A “Entulhos A” está, hipoteticamente falando, pagando R$ 1,00 o clique e assim, como é o maior lance, está em primeiro lugar para o termo “Caçamba para Entulhos sp”.

Temos também a empresa “Entulhos B”, que esta possui um website bem otimizado, com ações on-page e off-page bem estruturadas e toda direcionada para os principais termos de busca que são interessantes para o seu negócio, entre elas “Caçamba para Entulhos sp”. A “Entulhos B” poderia ser primeiro lugar nos resultados dos Links Patrocinados pagando, hipoteticamente, R$ 0,80 o clique.

Isto porque o Google realiza uma equação onde envolve o Valor Pago (no formato Leilão) e a relevância que o website tem com o termo buscado. Para algumas situações isto é bem claro, como o termo de busca “iphone” ser bem mais barato para a Claro do que para a Nestlé, mas quando nos deparamos com situações onde envolvem empresas do mesmo segmento e concorrentes diretas, esta diferença se torna sutil e imperceptível por alguém que não é técnico. Deste modo, em algumas áreas vemos pessoas pagando R$ 18,00 e até R$ 25,00 o clique, sendo que, se tivessem um website bem otimizado, poderia estar desembolsando um valor muito inferior.

Mas porque o Google faz isto? Basicamente por 2 motivos: Primeiro pois ele tem um compromisso com o resultado relevante, seja ele pago ou não, afinal, o Google é o que é hoje pois seus resultados sempre foram os mais adequados possíveis ao que esperávamos ao buscar um termo. E segundo, pois ele quer ganhar mais, claro. Quanto maior a relevância do termo, maior a taxa de retorno e com isto, os anunciantes sentem que vale a pena e continuam investindo nesta publicidade.

Por esta razão, gerenciar campanhas de Links Patrocinados por conta própria muitas vezes sai muito mais caro do que se fosse gerida por um profissional, que este está capacitado a identificar quais ações precisam ser desenvolvidas para melhorar o posicionamento orgânico do site e consequentemente baratear o CPC nos Links Patrocinados.

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Sobre o autor

Leonardo Lopes

Leonardo Lopes

Diretor Executivo e sócio da interAmplitude Agência Digital e da Mconect Administração. Programador desde 1993 e Desenvolvedor Web desde 1998. Analista de Sistemas, Historiador e MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade de Engenharia IMT-Mauá. Consultor em E-business e colunista de portais de consultoria e empreendedorismo.

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